Filme lançado em 1997 no Japão, pelo Estúdio Ghibli (o mesmo que fez A viagem de Chihiro), escrito e dirigido por Hayao Miyazaki. É um dos filmes mais vistos e aclamados do Japão. Na época do lançamento, só perdia para Titanic na bilheteria japonesa.
História
Ashitaka é o príncipe dos Emishi, que teve seu braço ferido quando lutava contra Nago, um porco demoníaco, que estava atacando a vila. O braço de Emishi agora estava amaldiçoado, e agora Ashitaka parte pro oeste para tentar ver o porque do porco ter atacado a vila e achar uma cura, antes que a maldição se alastre pro resto do corpo.
No caminho, Ashitaka encontra uma cidade que está começando a se desenvolver industrialmente, conhecida como Cidade de Ferro. No entanto, tal desenvolvimento era às custas da floresta e da natureza, que enfurece os espíritos da floresta. 3 lobos, entre eles o Deus lobo Moro estavam atacando os residentes, liderados por uma garota, San, que foi adotada pelos lobos.
Estava começando ali uma intensa batalha entre homem e natureza, tradição e modernização. Ashitaka resolve fazer parte da batalha, vendo que isso pode ser a chave para conseguir a cura da maldição.
Comentário
É um clássico incontestável. Possui a beleza gráfica do Estúdio Ghibli, que fez um excelente trabalho, digno de superprodução. A temática é sensacional, que nos faz refletir sobre como conseguimos todas as comodidades tecnológicas de hoje: às custas da natureza.
A ação do filme é intensa e muito envolvente, com uma trilha sonora muito boa. Mononoke Hime é um clássico imperdível.
-by Ryuh (@GabiMTG)
Esse filme é um clássico incontestável… Seria ótimo se todos assistissem, pq tem uma boa mensagem.